Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
1730A HISTÓRIA
É um marco da fundação da cidade, fica sobre um plano elevado em continuação do Morro da Prainha. Foi erguida onde os Bandeirantes abandonaram a caçada aos índios ao encontrarem as primeiras pepitas de ouro. Nasce no meio da descoberta do ouro que provocou a mudança da área de mineração para as imediações da colina do Rosário na margem esquerda da Prainha. A Igreja foi restaurada na década de 80, quando retornou a composição de 1884, em obra conduzida pelo IPHAN/MT, sendo também tombada pelo governo federal.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é uma igreja católica localizada em Cuiabá, capital do estado brasileiro de Mato Grosso.
A igreja é um dos marcos de fundação da cidade de Cuiabá, tendo sido construída em arquitetura de terra em torno de 1730, próximo às águas do córrego da Prainha, em cujas águas Miguel Sutil descobriu as minas de ouro que impulsionariam a colonização da região. Sua fachada, de grande simplicidade, é típica da arquitetura colonial brasileira e esconde a decoração barroca-rococó nos altares do interior, com rica talha dourada e prateada, única com esses detalhes no país. Construída inicialmente com a técnica da taipa de pilão, passou por várias reformas, incluindo uma que transformou sua fachada em neogótica, entre as décadas de 1920 e 1980, quando foi reformada e a arquitetura colonial resgatada. Tombada em 1975 pelo IPHAN, em 1987 pela Fundação Cultural de Mato Grosso e incluída no perímetro tombado do Centro Histórico de Cuiabá em 1993, é palco da Festa de São Benedito, mais longa festa religiosa do estado.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um dos principais monumentos religiosos de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, Brasil. É um dos marcos de fundação da cidade de Cuiabá, tendo sido construída em adobe por bandeirantes em torno de 1750. Sua fachada, de grande simplicidade, esconde a rica talha dourada dos altares. O primeiro edifício era uma capelinha de taipa, que arruinou-se em pouco tempo. Restando uma das paredes, a partir dela foi erguido um templo maior. Quando a Catedral de Cuiabá foi reformada, ainda no século XVIII, seu altar-mor foi transferido para a Igreja do Rosário e ali permanece até hoje. Nos anos 20 o prédio passou por modernizações que adicionaram um arremate neogótico ao campanário. Foi restaurada nos anos 80, removendo-se os acréscimos espúrios e reconstituindo-se seu aspecto primitivo. O edifício foi tombado pelo Governo do Estado de Mato Grosso e pelo IPHAN. Recentemente passou por nova restauração, estando em excelentes condições
Construção: data aproximada, 1750.
Estilo: Colonial (Barroco nos seus interiores)
Ocupação atual: Igreja católica.
Tombamento: Portaria nº 76/87 D.O. 04/11/1987.